terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

'AGRIPINA' - teatro de marionetas romano/galaico



'AGRIPINA'

Um original de Rui Sousa
Duração: 25 minutos
Todas as idades
Teatro de marionetas
Daí resultou 'Agripina'.

Conta-se que Agripina (filha do imperador romano) fazia uma viagem das paragens Asturianas para Olissipo a fim de ir para as termas quando o terrível Hispanus (hispânico louco com pactos tenebrosos com divindades pagãs) sabe da sua passagem perto de um castro que saqueou a uns pobres Lusitanos.
Hispanus jura raptar Agripina com a ajuda de espíritos.
Uma imensidão de espíritos ataca a legião romana que escoltava a filha do imperador e os afugenta deixando a pobre rapariga entregue ao terrível minorca hispânico. A jovem é aprisionada no castro. Caio, jovem galaico vem reclamar de novo o castro montado no seu burro.
O nosso justiceiro ouve os gritos da jovem e com a ajuda do seu burro, desconhecendo de quem se tratava, liberta Agripina e expulsa o tirano Hispanus e seus malfeitores pagãos.
Mas no final tudo se atrapalha e o desfecho é passado de uma forma impensável. Que final é este numa batalha de amor entre romanos, galaicos e hispânicos?

Teatro de marionetas na Roma Antiga
Os costumes culturais em Roma eram de grande maestria. Existiam tocadores de Lira, contadores de histórias e marionetistas. Foi em Roma que foram criadas as primeiras marionetas do mundo. Eram feitas em cerâmica e manipuladas por fios e varas, como ainda hoje o são.
Como nos dias de hoje, outrora em Roma haviam heróis populares de teatro de marionetas. Maccus e Buccus. O herói do povo num modo mais justiceiro e o outro um símbolo de sensatez e sabedoria. Maccus e Buccus passavam o tempo a judiar um com o outro chegando ao final das suas histórias com morais populares como exemplos. A criação de Rui Sousa teve base em todo esse processo criativo de Roma dos Imperadores e Imperatrizes, misturando as gentes da Ibéria.
No espetáculo é indicado o ambiente da época com as marionetas, figurinos e musicas contemporâneas ao tempo descrito, bem como algumas tradições e divindades.







Sem comentários:

Enviar um comentário

ESTREIA - 'DOM JUSTICEIRO'

No próximo dia 1 de Agosto, as Marionetas da Feira em co-produção com o Historioscópio vão estrear 'Dom Justiceiro'. Inspirado na...